Como Contabilizar Imposto de Renda Diferido

Neste artigo, vou mostrar Como Contabilizar Imposto de Renda Diferido.

A empresa deve constituir, também, provisão para o Imposto de Renda sobre lucros diferidos por permissão legal, ou seja, sobre valores cuja tributação esteja sendo diferida para períodos-base futuros por ainda não ter ocorrido a sua realização.

Como exemplo podemos citar receitas não recebidas decorrentes de contratos celebrados com pessoa jurídica de direito público ou empresa sob seu controle, empresa pública, sociedade de economia mista ou sua subsidiária.

Outro caso muito comum é constituir Imposto de Renda Diferido sobre prejuízos fiscais, quando a empresa tem perspectiva de lucratividade futura.

COMO CONTABILIZAR IMPOSTO DE RENDA DIFERIDO

A contabilização dessa provisão é feita mediante débito da conta Apuração do Resultado do Exercício e crédito de Provisão para o Imposto de Renda sobre Lucros Diferidos (Passivo Não Circulante).

D – Apuração do Resultado do Exercício
C – Provisão para o Imposto de Renda sobre Lucros Diferidos (Passivo Não Circulante)

À medida que se realizar o lucro diferido, o saldo da provisão deverá ser transferido, no todo ou em parte, conforme tenha sido o montante do lucro realizado, do Passivo Não Circulante para a conta Provisão para o Imposto de Renda, classificada no Passivo Circulante.

 

Base legal: (IR/1999, art. 409).

 

Gostou do artigo? Então comenta e compartilha. Tenha um ótimo dia.

Vai Fazer o Exame de Suficiência do CRC? >>> Se prepare para as provas do CRC com um dos professores mais renomados do mercado acadêmico. Apostila para o exame do CRC

Treinamento Exclusivo Para Te Ajudar a Passar No Exame do CRC >>Confira Aqui<<

Atualize-se fazendo cursos online na área contábil. >>Veja aqui<<

Você gostaria de abrir seu Escritório de Contabilidade? Confira aqui e veja como!!!

Leia também

Sobre Luis Batista 105 Artigos
Contador, Consultor Contábil, Fiscal e Financeiro, Auditor. Atua na área contábil desde 2002. Criador do site Como Contabilizar desde julho de 2013.

Seja o primeiro a comentar

Comente, pergunte, tire sua dúvida aqui!